A Subsecretária

Tania Rodrigues
No dia 19 de abril de 1950, nascia Tania Rodrigues, que com apenas 3 anos contraiu o vírus da poliomielite e da noite para o dia, perdeu os movimentos das pernas e braços, além de ter os músculos respiratórios comprometidos. A limitação física, superada por um aparelho em uma das pernas e um par de muletas, jamais a impediu de ter uma vida totalmente integrada socialmente.
Desde pequena, por conta da paralisia infantil, sempre quis cuidar das pessoas. Por isso, escolheu a medicina. Aos 17 anos entrou para a Universidade Federal Fluminense e aos 23, concluiu o curso de Medicina com especialização em Neurologia.
Em 1981, no Ano Internacional da Pessoa Deficiente, instituído pela ONU, foi convidada a coordenar a banca de empregos do município de Niterói, com o propósito de se discutir a fundo a falta de oportunidades educacionais e de trabalho para as pessoas com deficiência, naquele mesmo ano se uniu aos amigos e fundou a Andef – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos. Com o propósito de encontrar caminhos para o reconhecimento da sociedade de que é possível viver com respeito as diferenças.
A militância no movimento das pessoas com deficiência levou Tania a disputar eleições e com o apoio da população niteroiense a ocupar cadeira no Parlamento Municipal e Estadual. Foi Vereadora e Deputada Estadual, fez dos seus mandatos instrumentos de conquista de cidadania para os que não tem voz.
Em Niterói, atuou como Vereadora, e como Secretária Municipal de Acessibilidade. Trabalhou para a aprovação da Lei de adaptação dos ônibus, por brinquedos acessíveis em nas praças, pelo projeto Praia sem Barreiras, pelo Ponto a Ponto, pelo Niterói Acessível. Tornando Niterói uma das melhores cidades do Brasil quando se trata de acessibilidade e inclusão.
